TÂNIA COSTA

 

Tenacidade e sensibilidade são duas características que, aparentemente opostas, na obra de Ricardo Tomás se cruzam de forma sublime. São esculturas em pedra ou ferro onde, na maioria das vezes é retratada de forma lírica o corpo feminino.

 

Da pedra, Ricardo Tomás retira corpos femininos com as características mais sublimes que este pode ter, que são robustez, feminilidade e unicidade. Na sua obra em ferro, a pesquisa é talvez mais no sentido de sintetizar o traçado em linhas sinuosas e harmoniosas, sendo isto provavelmente o resultado do grande conhecimento que tem vindo a adquirir com a sua constante busca. Tratam-se no fundo de obras mais líricas e sintéticas, que apontam já para um caminho de estruturação da obra do artista.
 
Sem corresponder exactamente a padrões estéticos estandardizados, cada obra é simultaneamente delicada e robusta, conquistando o seu lugar no panorama da escultura contemporânea portuguesa. Tratam-se de obras com um referente concreto e constante, que é o corpo feminino, mas com um realismo muito próprio, que é o do artista, o que confere à obra de Ricardo Tomás o carácter único que tem.
 
TÂNIA COSTA, Historiadora de Arte 

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.