ANABELA FERNANDES

 

Ao falarmos de Ricardo Tomás teremos de falar, forçosamente, do trinómio que lhe é indissociável: sensibilidade, poesia, originalidade. Tudo isto é materializado no ferro e na pedra que às mãos de Ricardo Tomás se rendem, desmultiplicando-se em formas, de cambiantes ora suaves e ternas ora intensas e apaixonadas. Despertando emoções, elas insinuam e insinuam-se...deixando espaço livre à reflexão.
 
Do que conhecemos, o percurso de Ricardo Tomás tem sido permanentemente, pautado pela perseverança e, se atentarmos no seu currículo depressa nos podemos aperceber de que a tenacidade tem sido a sua grande companheira. Com tenacidade dobra o ferro para nos espantar com incontáveis e graciosos corpos de mulher; com tenacidade dá alma e luminosidade à pedra e é com essa mesma tenacidade que procura esculpir, agora, novos trilhos a nível pessoal e artístico. Confiante, Ricardo Tomás deixa para trás uma "vida dupla": trabalhador a tempo inteiro como serralheiro na Carris e de escultor nos, poucos, momentos livres.
 
Pela frente tem, por certo, um caminho bem mais de acordo com a sua forma de estar e de sentir. Perto da Natureza, liberto do espartilho das horas e finalmente com o espaço tão desejado para montar o seu atelier, Ricardo Tomás pode entregar-se às suas grandes paixões ‑ o ferro e a pedra ‑ e ousar... sem limites!
 
ANABELA FERNANDES, Jornalista

Procurar no site

© 2009 Todos os direitos reservados.